Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

A virtuosa bandurrista Miss Zaida na Galiza (1884-1902) (1)

Isabel Rei Samartim
O odor das romãs O odor das romãs © 1899 by Zaida Ben Yusuf

As práticas performativas realizadas por mulheres sempre foram controladas no mundo hetero-patriarcal. Ali onde os pressupostos masculinos são mais fortes, as mulheres artistas eram ignoradas pela História da Arte, negligenciadas do ponto de vista da qualidade artística, e silenciadas, se a qualidade era de alto nível. Ao fio dos últimos e trágicos acontecimentos na Corunha, é devido mencionar que o mundo Trans tem-se refugiado, em todas as épocas, na interpretação artística de personagens femininas, recebendo igual tratamento por parte da História e do Mundo do Espetáculo. Tudo o referente às mulheres neste âmbito é aplicável às pessoas transgênero que dedicaram a sua vida aos palcos.

Na etapa final do século XIX europeu, quando o dinamismo artístico cénico atinge números recorde na Europa, também o número de mulheres artistas aumenta e,…

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Notas

Pío Lino Cuíñas Pereira (Vigo 1851-1927) foi escritor e letrista das duas melodias galegas de Reveriano Soutullo («Veira d'o mar» e «Primadeira») bem como do «Himno a Vigo» do mesmo compositor. Escreveu também sob os seudónimos El huérfano de Bembrive e Ambrosio. Informação de Alejo Amoedo Portela.

Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora