Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

A guitarra «española» e o seu efeito na Galiza (2)

Isabel Rei Samartim
Pedro Fernandes de Castro, VII Conde de Lemos Pedro Fernandes de Castro, VII Conde de Lemos © by Dominio Público / Wikipedia

Como sabemos, a palavra Itália é também um corónimo a referir o território geográfico da península conhecida por ser berço de Roma. A expressão chitarra spagnuola foi empregada na península de nome Itália durante o século XVII para referir a música para guitarra vinda de qualquer parte da península de nome Espanha.

Foi no século XVII quando nos reinos da península itálica governados pelos Áustrias, que também governavam na península espanhola, se publicaram numerosos livros de guitarra com a marca chitarra spagnuola (tb. spagniuola e spagnola). A seguinte é uma relação de autores de livros em cujo título aparece essa expressão: Montesardo (Florença, 1606), Pico (Nápoles, 1608 e 1628), Kapsberger (Roma, 1610), Giovanni A. Colonna (Milão, 1620), Ambrosio G. Colonna (Milão, 1627), Foscarini (Macerata, 1629 e Roma, 1630, 1632 e 1640),…

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora