Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

O exímio guitarrista naviego Amador Campos (1894-1966) (2) no após-guerra

Isabel Rei Samartim
Retrato de Amador Campos, 1963, por artista desconhecido Retrato de Amador Campos, 1963, por artista desconhecido © 2022 by Arquivo familiar

Depois da Guerra da Espanha, regista-se de Amador Campos um concerto solto em 1939, em Compostela, e mais alguns na mesma cidade entre os anos 1942 e 1944. Também em anos posteriores tocou por toda a Galiza. Em Vigo, Amador Campos era amigo do odontólogo Jesus Castañer, pai do Trio Castañer formado por Rosalia, Bernardo e Ángel, que tocavam bandolim, bandurra e guitarra respetivamente. Segundo o testemunho de Ángel Castañer, odontólogo como o pai, Amador Campos era bom amigo da família e costumava ficar na casa deles quando tinha giras galegas, o qual acontecia com frequência. Os concertos não estavam bem pagados e para que fossem rendíveis tinha de economizar nas viagens e alojamentos. Daí a necessidade de ficar em casas de amigos ao longo das tournés.

Programa de concerto de Amador Campo em Eibar. Fonte: Documentos da família. © 2022 by…

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora