Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

O ensino de música na escola de pessoas surdo-mudas e cegas de Compostela

Isabel Rei Samartim
Adornos musicais nos bancos da Alameda compostelana Adornos musicais nos bancos da Alameda compostelana © 2022 by isabel Rei Samartim

No ensino a pessoas com diversidade funcional, a música sempre foi um elemento indispensável, pois as crianças achavam nela um ofício e sustento laboral, uma profissão e um sentido às suas vidas. No caso galego, as Escolas dedicadas a este tipo de alunado também foram pioneiras no ensino de instrumentos musicais, especialmente da guitarra e dos cordofones dedilhados.

Em 1845 publicava-se em Madrid um primeiro Programa geral para o ensino de pessoas surdas e mudas. Mas não é até 1857, com a primeira Lei reguladora do ensino no Reino da Espanha, conhecida por Ley Moyano, que se estabelece de modo oficial a criação de centros de ensino especiais para pessoas com diversidade funcional, especialmente pessoas surdas, mudas e cegas. Assim, temos de aguardar até 1863 para que o professor formado em ensino especial, Manuel López Navalón (Toledo,…

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora