Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

Ricardo Freire Blanco, o virtuoso de Cedeira (1)

Isabel Rei Samartim
Ricardo Freire Blanco num concerto em Montevideu Ricardo Freire Blanco num concerto em Montevideu © by Isabel Rei Samartim

Tomei conhecimento deste guitarrista galego, Ricardo Freire Blanco (Cedeira, 1934-1998) ao entrar em contato com a sua filha, também guitarrista, escritora e diretora de audiovisual, Alícia Freire Vera. Depois tive a honra de fazer uma apresentação da Guitarra na Galiza no auditório municipal de Cedeira. A primeira entrevista com Alícia foi em linha, através duma conhecida rede social, depois fui visitá-la em Cedeira e, mais tarde, conheci a mãe e a irmã, Mabel e Rosário (Charo), no Ferrol, cidade onde moram atualmente e conservam o acervo familiar.

Ricardo Freire Blanco nasceu em 29 de março, filho de Francisco Freire Cheda e Eulália Blanco Rubido. A mãe de Francisco e avó de Ricardo, Rosa, do lugar de Vila Cacim (Cedeira) tinha fama de dotes musicais. Daí que o filho Francisco, pai de Ricardo, acabasse na banda de música de Cedeira a…

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora