Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

As orquestras de plectro (5): Ponte Vedra

Isabel Rei Samartim
Autorretrato de Benigno Lopes Samartim em Galicia Cómica, 07/01/1886 Autorretrato de Benigno Lopes Samartim em Galicia Cómica, 07/01/1886 © 2024 by Isabel Rei Samartim. Museo da Ponte Vedra

A história da guitarra na Ponte Vedra é longa e larga, além da grande fonte de informação que são as coleções de música do Museu da Ponte Vedra, em especial as de Sampedro Folgar e Pintos Fonseca, a vida musical da cidade deu já para várias teses de doutoramento, alguns livros e muitos artigos de numerosas autoras e autores.

O cronista pontevedrês Prudêncio Landin relatou no seu dia a existência duma secção de música do Liceu Casino e dos orfeões Los Amigos e El Pontevedrés (1999, p. 169), nomeou a família do guitarrista Bodegas, que fora o professor de bandurra durante a infância do virtuoso violinista e pintor Manuel Quiroga (1892-1961), e a do Tecelã das que deixou dito (p. 171):

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora