Vox nostra resonat

A guitarra na Galiza

A guitarra popular galega

Isabel Rei Samartim
Rei David na fachada da Catedral de Santiago de Compostela (séc. XII) Rei David na fachada da Catedral de Santiago de Compostela (séc. XII) © 2011 by Isabel Rei Samartim

Continuando a tradição de séculos anteriores, o povo galego tem criado e divulgado constantemente música para guitarra e outros instrumentos de corda dedilhada. Tanto na pintura quanto nas folhas volantes com cantigas, ficaram numerosas pegadas do intenso uso popular das guitarras que houve na Galiza ao longo do tempo.

Uma via de criação popular muito antiga e diretamente ligada às festas populares, documentada por toda a Europa e também entre nós, é a dos músicos invisuais que iam às festas, cantavam romances e, com o desenvolvimento da imprensa, vendiam os textos das canções impressos em folhas volantes. Desde 1581 e até ao ano de 1833, os músicos da confraria Hermandad de Ciegos, criada na cidade de Madrid, tinham privilégios exclusivos para a venda de papeis impressos e para cantar canções populares.

Contenido exclusivo para suscriptores

Inicia sesión o crea tu cuenta gratuita para desbloquear hasta 10 lecturas mensuales de contenido reservado.

Iniciar sesión Crear cuenta
Comentarios
Para escribir un comentario debes identificarte o registrarte.
🎂 Mundoclasico.com cumple 30 años el 1 de mayo de 2026

Desde 1996, informamos con independencia sobre música clásica en español.

Para disfrutar plenamente de nuestros contenidos y servicios, regístrate ahora. Solo lleva un minuto y mejora tu experiencia como lector.

🙌 Registrarse ahora